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Comércio de Goiânia espera menor restrição no horário de funcionamento no Dia dos Namorados

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Comércio de Goiânia espera menor restrição no horário de funcionamento no Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados, comemorado no dia 12 de junho, é uma das principais datas para o comércio e ocorrerá, pelo segundo ano consecutivo, em meio a incertezas. Decreto publicado na semana passada pela Prefeitura de Goiânia restringiu mais uma vez o horário de funcionamento do setor e ainda não há definição sobre as regras que estarão em vigor no dia 12.

A reportagem apurou que existe possibilidade de o decreto, que tem validade até dia 8, ser renovado por mais uma semana. A decisão dependerá de avaliação do cenário de enfrentamento à Covid-19 na capital. Se a norma for prorrogada, o Dia dos Namorados será comemorado com restrições como funcionamento de bares e restaurantes entre 11h e 23h e comércio em geral das 9h às 17h, com exceção dos shoppings e galerias, que continuam abertos das 10h às 22h. No entanto, existe entre os comerciantes a expectativa de manter as vendas, no mínimo, próximas aos números de 2019. Em 2020, o comércio estava em reabertura gradual nesta época do ano.

Presidente da Federação do Comércio em Goiás (Fecomércio-GO), Marcelo Baiocchi afirma que a categoria solicitará à Prefeitura flexibilização dos horários para compras nos dias que antecedem a data. Esta negociação é um dos motivos que levou a instituição a apoiar as últimas restrições criadas na capital. O objetivo é abrir o mesmo diálogo com outras grandes cidades, como Aparecida de Goiânia. O presidente explica que o Dia dos Namorados é a terceira melhor data para o comércio, após o Natal e o Dia das Mães, com volume de vendas semelhante ao Dia dos Pais.

O presidente do Sindicato dos Bares e Restaurantes de Goiânia (Sindibares), Newton Emerson Pereira, afirma que o segmento conseguirá se organizar e ter expectativas certas para o Dia dos Namorados a partir da publicação das regras que estarão em vigência no fim de semana da comemoração, o que deve ocorrer na próxima semana. Para Newton, o aumento de restrições na capital não é necessário, mas espera que a estratégia funcione como “pé no freio” e evite novos fechamentos obrigatórios no futuro. “Estamos fazendo compras semanais, de acordo com cada decreto. Se puder ficar aberto até mais tarde, é uma programação. Se tiver que fechar às 23h, é outra coisa. Com certeza é o melhor dia de venda para bares e restaurantes. Esperamos que compreendam o quanto o segmento já sofreu.”

Domingos Ávila Neto, 27 anos, é um dos sócios dos restaurantes Íz, 1929 Trattoria Moderna e Grá Bistrô e Rooftop, todos em Goiânia. O empresário afirma que o Dia dos Namorados é a melhor data para as empresas, que têm expectativa de alcançar cerca de 75% das vendas realizadas em 2019 e já estão com todas as mesas reservadas. Em 2020, por causa de determinação da Prefeitura, todos os restaurantes da capital estavam fechados. Os clientes de Domingos foram atendidos apenas por delivery, mas a estratégia alcançou menos de 20% do faturamento normal.

O empresário está confiante de que seus estabelecimentos continuarão abertos no fim de semana do dia 12. “A ação de delivery do ano passado foi planejada com um mês de antecedência. Não conseguiríamos montar tudo com três dias. Espero não ser pego de surpresa.”

 

Goiás deve movimentar R$ 57 mi em vendas, aponta pesquisa

O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Goiás (FCDL-GO), Valdir Ribeiro, afirma, com base em levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, que o varejo deve movimentar cerca de R$ 57 milhões em Goiás. Em todo o País, a expectativa é que o volume de vendas seja 29% maior do que no ano passado.

Para Valdir, a flexibilização de horários com foco na data só deve ocorrer se avaliação de especialistas apontar para este cenário. “Temos recomendado que as pessoas não deixem para fazer compra de última hora. Aos comerciantes, a recomendação é seguir todos os protocolos. O fechamento é muito pior. Precisamos conciliar para voltar à normalidade, apesar de sabermos que isso acontecerá de fato apenas com a vacinação”, afirma Valdir.

Para atrair clientes, shoppings de Goiânia apostam em sorteio de prêmios. De acordo com o superintendente de Operações do Flamboyant Shopping, Reynaldo Abreu Filho, a expectativa é superar os números de vendas de 2019. A gerente de marketing do Goiânia Shopping, Ayane Sousa, afirma que o centro de compras registra retomada gradual das vendas e teve em maio o maior fluxo de pessoas e veículos de 2021. O shopping realiza promoção unificada de Dia das Mães e Dia dos Namorados. De acordo com a gerente de marketing do Araguaia Shopping, Marina Marquez, o estabelecimento deve registrar aumento de movimentação principalmente nos quatro dias que antecedem o Dia dos Namorados.

Gerente da Baummer Semijoias do Araguaia Shopping, Andreza Lima da Costa afirma que as vendas deste ano devem cair 10% em relação a 2019. Andreza não faz comparações com o ano passado, pois o shopping estava fechado e as vendas on-line, entregas e drive-thru foram menores que 20% dos resultados da loja aberta.

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