FETRACOM | Fetracom - Federação dos Trabalhadores no Comércio nos Estados de Goiás e Tocantins

Notícias

Notícias Fetracom

Walmart é vendido

Publicado em : 05/06/2018

Fonte : Revista Exame -

Depois de meses buscando uma solução para a sua operação no Brasil, o Walmart anunciou que vendeu 80% de sua participação para o fundo de investimentos Advent International.

A varejista americana manterá a participação restante após a conclusão da transação, que está sujeita à aprovação regulatória no Brasil. O valor da transação não foi divulgado, mas o Walmart espera registrar uma perda líquida em seu balanço do segundo trimestre de 4,5 bilhões, sem efeito no caixa da empresa.

Esse será o maior negócio global em faturamento da Advent, investidor internacional de private equity. “A Advent tinha experiência em varejo no mundo e no Brasil. E acredita que gerir o Walmart como se fosse uma empresa brasileira, com as decisões tomadas aqui, pode acelerar o crescimento”, diz um executivo que acompanhou as negociações.

A prioridade, segundo ele, é encerrar a política de preço baixo todo dia, que nunca decolou no Brasil, e investir em atacarejo e clubes de compras, nichos de negócio em franca expansão no Brasil e no mundo.

Patrice Etlin, Managing Partner da Advent International, disse que o fundo está “entusiasmado com essa parceria com o maior varejista do mundo”. “Acreditamos que, com nosso conhecimento do mercado local e expertise em varejo, poderemos posicionar a empresa para gerar resultados expressivos e alcançar novos patamares de sucesso no Brasil”, afirmou Etlin, em nota à imprensa.

Mundialmente, nos últimos 28 anos, a Advent realizou 40 investimentos no segmento de varejo em 14 países. A empresa está no Brasil desde 1997 e já investiu em mais de 30 empresas brasileiras de diversos setores, como Easynvest, Kroton, Estácio, Grupo Fleury, Restoque e Dudalina, Cetip, restaurantes Viena e CSU CardSystem.

Há dois anos, o fundo captou 13 bilhões de dólares, dos quais 20% seriam usados em novos investimentos em mercados emergentes, como o Brasil. O fundo foi uma das empresas que entrou na briga pela BR Distribuidora, que acabou não sendo vendida.

Até então, o seu maior investimento no Brasil em termos de faturamento era na Kroton. Em 2009, o fundo comprou indiretamente 29% de participação na companhia de educação brasileira e, em 2013, terminou seu desinvestimento na empresa.

Nos quatro anos em que a Advent investiu na Kroton, o Ebitda da empresa de educação cresceu mais de 1.300%, impulsionado principalmente por uma série de aquisições. O número de alunos foi multiplicado em 12 vezes e o faturamento aumentou seis vezes nesse período.

Para conduzir essa estratégia, a Advent trabalhou com a gerência para criar um departamento de fusões e aquisições dedicado na Kroton, liderado por um ex-membro da equipe de negociações da Advent. “Em nossos quatro anos como investidora, a Kroton fez oito aquisições, incluindo vários negócios transformadores”, diz o fundo em seu site.

Queda do gigante

A venda do controle do Walmart no Brasil para o fundo pode dar um novo ânimo para a operação da rede varejista, que está lutando para alcançar os principais concorrentes, como Grupo Pão de Açúcar e Carrefour.

Com presença no Brasil há 22 anos, o Walmart Brasil possui hoje 438 lojas em 18 estados, com 55 mil funcionários. Nos últimos anos, a companhia encarou dificuldades para operar no país e, dos últimos dez anos, sete foram de prejuízo. Já as concorrentes registraram crescimento e ganho de participação de mercado nos últimos anos.

Apenas em dezembro do ano passado a empresa anunciou a integração de suas operações físicas e digitais, atrasada em relação ao GPA ou Magazine Luiza, por exemplo.

O Walmart vinha buscando compradores para o seu negócio no Brasil e, em janeiro, informou que estava oferecendo sua unidade no país para empresas de private equity como Advent e outras.

Walmart foi assessorado pela Goldman Sachs & Co. LLC, e Advent International pelo Credit Suisse e Euro Latina Finance.




Reajuste para aposentados e pensionistas e demais segurados

Reajuste para aposentados e pensionistas e demais segurados

 21/01/2019

 CNTC

Publicada hoje (16/01) pelo Ministério da Economia a Portaria nº 9, de 15 de janeiro de 2019, para dispor sobre o reajuste dos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e dos demais valores constantes do Regulamento da Previdência [...]


Sindicato tem vitória na luta pelo imposto sindical

Sindicato tem vitória na luta pelo imposto sindical

 18/01/2019

 Blog Baguete

O Sindpd, sindicato paulista que é o maior do setor de TI no país, obteve uma vitória para sua posição de que só funcionários sindicalizados devem ser beneficiados pelos acordos coletivos negociados pelo sindicato. A procuradora do Trabalho [...]





Novo secretário deve buscar aprimoramento do SINE

Novo secretário deve buscar aprimoramento do SINE

 10/01/2019

 Blog Justiça em Foco

A Secretaria de Políticas Públicas de Emprego será comandada por Fernando de Holanda Barbosa Filho (foto), pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e economista formado pela UFRJ com PhD pela New York University. Apesar do bom currículo, o [...]




MTE: Ação no STF pede volta de pasta

MTE: Ação no STF pede volta de pasta

 09/01/2019

 Estado de São Paulo

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) ingressou ontem no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma ação direta de inconstitucionalidade contra dispositivos da primeira medida provisória do governo de Jair Bolsonaro (PSL) que extinguiu o Ministério do [...]