FETRACOM | Fetracom - Federação dos Trabalhadores no Comércio nos Estados de Goiás e Tocantins

Notícias

Notícias Fetracom

MP que dificulta contribuição sindical pode cair

Publicado em : 06/05/2019

Fonte : Folha de São Paulo -

O governo decidiu abrir negociação com sindicatos e poderá sacrificar a MP (medida provisória) que proíbe o desconto automático da contribuição que incide sobre a folha salarial.

Lideranças das principais centrais dizem que, do jeito que está, a MP pode asfixiá-las. Por isso, pressionam seus parlamentares a barganhar um acordo com o governo em troca da reforma da Previdência.

Neste momento, lideranças parlamentares e assessores do governo afirmam que não se trata de uma troca. Reconhecem, no entanto, que a oposição à MP uniu as centrais e os deputados que representam a causa trabalhista no Congresso, e esse bloco pode atrapalhar o avanço da Previdência.

Na segunda-feira (29), o presidente Jair Bolsonaro se reuniu com o dirigente nacional da UGT, Ricardo Patah, e prometeu marcar uma reunião com técnicos do governo para, segundo o sindicalista, “abrir diálogo”. A UGT é a mais próxima do governo entre as grandes centrais.

“Essa MP é péssima para o movimento sindical, é inconveniente. O ideal seria que ela caducasse”, disse Patah.

Publicada em março, a medida provisória 873 não tem comissão instalada, presidente nem relator. O prazo para o governo aprová-la no Congresso expira no início de julho. 

Aliados do governo no Congresso já avaliam deixá-la expirar e, após a tramitação da Previdência, apresentar um projeto de lei tratando do assunto.

O Ministério da Economia, responsável pela formulação da MP, resiste, e a líder do governo no Congresso, Joice Hasselmann (PSL-SP), promete desengavetar o projeto indicando um relator ainda nesta semana.




Reforma sindical é preparada

Reforma sindical é preparada

 12/08/2019

Governo discute envio de PEC para atualizar sindicatos à “realidade do século 21”; lideranças no Congresso já discutem o tema e falam em autonomia e fim do “peleguismo”


Caixa anuncia calendário para saques do FGTS

Caixa anuncia calendário para saques do FGTS

 05/08/2019

 Estado de São Paulo

A Caixa Econômica Federal divulgou nesta segunda-feira, 5, o cronograma para os saques de até R$ 500 de cada conta ativa e inativa do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do PIS. Os trabalhadores terão acesso aos recursos de maneira escalonada conforme a [...]


Governo sinaliza com PEC da liberdade Sindical

Governo sinaliza com PEC da liberdade Sindical

 05/08/2019

 Folha de São Paulo

Embora o governo Jair Bolsonaro venha sinalizando uma flexibilização na legislação trabalhista com a justificativa de gerar empregos, as discussões não devem incluir mudanças nos principais direitos previstos pela [...]


Crediário resiste e dá fôlego a lojas

Crediário resiste e dá fôlego a lojas

 05/08/2019

 O Popular

Mesmo com a popularização do cartão de crédito, o crediário resiste como meio de pagamento e ainda ajuda lojas a terem um fôlego maior em meio à crise econômica. Isso porque é opção a mais para o consumidor quando [...]



Lojas e governo discutem nova Black Friday para Setembro

Lojas e governo discutem nova Black Friday para Setembro

 30/07/2019

 Valor Econômico

Varejistas e governo estão em conversas para criar, entre os dias 6 e 15 setembro, uma nova data promocional para os setores de comércio e serviços, chamada "Semana do Brasil". O Valor apurou que, para dar fôlego à data, está em [...]



FGTS: Saque Emergencial + Saque Aniversário

FGTS: Saque Emergencial + Saque Aniversário

 30/07/2019

 Extra Online

O governo anunciou novas regras para saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Além da possibilidade de sacar R$ 500 par todos os trabalhadores, os cotistas também poderão optar pelo chamado saque-aniversário, que prevê retiradas [...]