FETRACOM | Fetracom - Federação dos Trabalhadores no Comércio nos Estados de Goiás e Tocantins

Notícias

Notícias Fetracom

Idade mínima de aposentadoria do INSS para 2020 é confirmada

Publicado em : 15/09/2020

Fonte : Concursos do Brasil -

As novas regras de transição da aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entraram em vigor no dia 1º de janeiro deste ano. Desde então, os cálculos envolvendo as concessões seguem critérios mais rígidos se comparados àqueles de antes da reforma da Previdência de novembro de 2019.

No geral, o INSS pede mais seis meses de contribuição. As novas exigências valerão até o final de 2020 para quem já contribuía antes da reforma, mas não tinha preenchido todos os requisitos para se aposentar. Confira as opções logo abaixo.

Regras de transição do INSS

Idade mínima

Na regra por idade mínima progressiva, para aqueles que completarem as condições em 2020, serão exigidos 61 anos e seis meses de idade para os homens. Eles deverão ter no mínimo de 35 anos de contribuição. No caso da mulheres é 56 anos e seis meses, com mínimo de 30 anos de contribuição.

Sistema de pontos

A exigência na transição por pontos também aumentou e teve modificações. Nessa regra, é levada em consideração para soma a idade e o tempo de contribuição, que resultam em pontos. Agora, passou a ser de 87 pontos (mulheres) e 97 pontos (homens).

No caso das mulheres, aquelas que contribuíram por pelo menos 28 anos quando a reforma entrou em vigor, podem cumprir um pedágio de 50% do tempo que falta para chegar aos 30 anos de contribuição. No entanto, não há idade mínima.

Para os homens, aqueles que contribuíram por pelo menos 33 anos quando a reforma entrou em vigor, podem cumprir um pedágio de 50% do tempo que falta para chegar aos 35 anos de contribuição. Também não há idade mínima.

Pedágio de 100%

No sistema de pedágio, a mulher poderá se aposentar a partir dos 57 anos. No entanto, ela precisa cumprir um pedágio de 100% do tempo que falta para chegar aos 30 anos de contribuição. Isso considerando a data em que a reforma entrou em vigor.

No caso do homem, ele poderá se aposentar a partir dos 60 anos. Em contrapartida, precisa cumprir um pedágio de 100% do tempo que falta para chegar aos 35 anos de contribuição, em relação à data em que a reforma passou a vigorar.

Transição da aposentadoria por idade

A antiga aposentadoria por idade também aumentou para mulheres. Agora, para requerer o benefício, elas precisarão ter 60 anos e seis meses de idade + 15 anos de contribuição. Antes, a idade necessária era de 60 anos.

A reforma, no entanto, não alterou a idade para os homens. Eles ainda poderão solicitar o benefício a partir dos 65 anos de idade com 15 anos de contribuição.

Vale ressaltar também que a aposentadoria exigia 180 meses de carência, que é o número mínimo de contribuições para se ter o benefício. No entanto, a carência é diferente do tempo de contribuição.

Quem trabalhou apenas um dia em um mês, tem um mês de carência e um dia de tempo de contribuição. Em alguns casos, é possível alcançar a carência antes dos 15 anos de contribuição. Quanto a isso, o texto ainda precisa ser regulamentado.


Artigo: Emprego, o debate inadiável

Artigo: Emprego, o debate inadiável

 14/09/2020

 Estadão

A pandemia agravou um problema já estrutural na economia brasileira: a falta de emprego. No final do ano passado, a sociedade somava 11,6 milhões de desocupados. Agora, a taxa subiu para 13,3%, atingindo 12,8 milhões de pessoas, segundo dados da Pnad Contínua [...]


Brasileiros buscam espaço no mercado de beleza dos EUA

Brasileiros buscam espaço no mercado de beleza dos EUA

 14/09/2020

 O Popular

A tecnóloga em comércio exterior Mara Pessoni notou que existe boa oportunidade para brasileiros no mercado norte-americano de beleza e estética ao passar pela aflição de não ser atendida em Los Angeles, Califórnia, apesar de ter agendado [...]



Comércio cresce 5,2% em julho e encosta em recorde de 2014

Comércio cresce 5,2% em julho e encosta em recorde de 2014

 11/09/2020

 Folha Press

O comércio brasileiro manteve em julho o vigor registrado nos dois meses anteriores, fechando o mês com alta de 5,2% nas vendas, informou nesta quinta (10) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Foi o maior crescimento para o mês desde o [...]





Semana do Brasil será termômetro para varejo

Semana do Brasil será termômetro para varejo

 03/09/2020

 O Popular

A Semana do Brasil começa hoje e promete dez dias seguidos de promoções no comércio. Uma iniciativa nacional que está apenas no segundo ano, mas servirá de termômetro para o varejo em meio à pandemia de coronavírus. Ela antecede [...]




Concessionárias em Goiânia passa

Concessionárias em Goiânia passa

 01/09/2020

 O Popular

As concessionárias ficaram fechadas por três meses por conta da pandemia de coronavírus. Mas, quando reabriram, em Goiânia, passaram a lidar com fila de espera por veículos. Situação que ocorre desde junho. Demanda reprimida combinada com o fato [...]



Home office é novo indicador de desigualdade econômica

Home office é novo indicador de desigualdade econômica

 31/08/2020

 Folha Press

O trabalho remoto, também conhecido pelo termo em inglês home office, ganhou escala no Brasil, de forma forçada, como alternativa para deter o contágio na pandemia da Covid-19. Passados quase seis meses desde a sua disseminação entre as empresas [...]



Lojistas fazem caminho de volta à Bernardo Sayão

Lojistas fazem caminho de volta à Bernardo Sayão

 24/08/2020

 O Popular

As dificuldades impostas pela pandemia do coronavírus levaram o confeccionista Rogério Nogueira a fechar duas lojas que tinha em um grande shopping na Região da 44. “Levei meu estoque para casa porque o aluguel era muito caro”, lembra o empresário, que [...]