Federação dos Trabalhadores no Comércio - Goiás - Tocantins

Goianos voltam a procurar trabalho

cropped-fetracom.png

Goianos voltam a procurar trabalho

A retomada das atividades econômicas está levando mais goianos a buscarem vagas no mercado de trabalho. Trabalhadores que haviam deixado de procurar emprego, por não acreditarem que conseguiriam uma colocação, devido às dificuldades impostas pela pandemia, estão voltando a buscar uma vaga. É o que mostra a pesquisa Pnad Covid 19, divulgada ontem pelo IBGE.

O porcentual de pessoas não ocupadas no Estado que não procuraram uma colocação por conta da pandemia ou por falta de trabalho em sua localidade caiu de 19,6% em maio para 15% em outubro.

O superintendente do IBGE em Goiás, Edson Roberto Vieira, lembra que setores como varejo e indústria estão recuperando vagas que haviam sido perdidas, após a flexibilização das medidas de isolamento social.

Segundo ele, Goiás registra uma situação melhor que o restante do País na evolução do desemprego também por ter boa parte de sua economia baseada no agronegócio, que não foi tão atingido pela crise.

A pesquisa também confirmou a tendência de redução do trabalho remoto, o que deve ser acentuado com a volta do funcionalismo público estadual às atividades presenciais a partir da próxima segunda-feira.

A taxa de informalidade também chegou a 38% no Estado em outubro. “Tudo isso mostra um mercado de trabalho mais próximo do que era antes. Com a retomada da economia, até os trabalhadores informais estão podendo voltar a trabalhar melhor”, ressalta Edson.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn