Federação dos Trabalhadores no Comércio - Goiás - Tocantins

Emprego na indústria cresce em dezembro pela primeira vez desde 2011

cropped-fetracom.png

Emprego na indústria cresce em dezembro pela primeira vez desde 2011

O número de trabalhadores empregados na indústria brasileira registrou crescimento em dezembro. É a primeira vez que o mês tem alta no total de funcionários no setor desde o início da série histórica, em 2011.

O estudo faz parte da Sondagem Industrial, da CNI (Confederação Nacional da Indústria). O índice ficou em 50,5 pontos, acima da linha divisória de 50 pontos que marca o limite entre crescimento ou redução de postos de trabalho.

A pesquisa entrevistou 1.887 empresas, sendo 741 de pequeno porte, 669 de médio porte e 477 grandes empresas, de 4 a 15 de janeiro.

A atividade industrial encerrou o ano relativamente forte, embora os sinais de desaceleração já possam ser percebidos.

“A atividade industrial de dezembro mostra uma desaceleração da indústria, mas ao mesmo tempo, vemos que a utilização da capacidade instalada é maior desde 2013 para o mês. Portanto, nós temos que celebrar o aumento no número de empregos neste mês, pois, normalmente, as contratações só ocorrem na indústria em outubro e novembro”, disse o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi.

De acordo com a pesquisa, a produção industrial caiu em dezembro de 2020, quebrando uma sequência de 6 meses consecutivos de crescimento. O índice de evolução da produção ficou em 46,8 pontos, abaixo da linha divisória de 50 pontos. Ou seja, indica queda da produção. Os estoques continuam abaixo do planejado.

EXPECTATIVAS PARA JANEIRO
Todos os índices de expectativas estão acima da linha divisória de 50 pontos. Isso indica que os empresários seguem com expectativa de crescimento nos próximos 6 meses para demanda, quantidade exportada, número de empregados e compra de matérias-primas.

Facebook
Twitter
LinkedIn