Federação dos Trabalhadores no Comércio - Goiás - Tocantins

FETRACOM ITINERANTE É UMA PARCERIA ENTRE FEDERAÇÃO E SINDICATOS FILIADOS

cropped-fetracom.png

FETRACOM ITINERANTE É UMA PARCERIA ENTRE FEDERAÇÃO E SINDICATOS FILIADOS

A Federação dos Trabalhadores no Comércio nos Estados de Goiás e Tocantins ( FETRACOM GO/TO) está com o projeto FETRACOM ITINERANTE que  fez mais de 4 mil homologações de contratos de trabalho, somente no primeiro semestre desse ano, atendendo comerciários de mais de 10 mil empresas em todo Estado, além de auxiliar contadores.

Uma equipe de cinco  homologadores e  dois divulgadores percorrem os municípios levando serviços dos sindicatos filiados à entidade, para essas localidades

Os serviços oferecidos são de atendimento a todos os trabalhadores representados na área do comércio e prestação de serviços em geral.

São realizados os trabalhos de cadastramento das categoria e respectivas empresas, bem como, dos contadores. São realizadas homologações de rescisões de contratos de trabalho e as dúvidas trabalhistas são sanadas, fazendo valer as negociações das convenções coletivas de trabalhos.

A equipe também leva cursos profissionalizantes. “ Enfim, fazemos um trabalho de estreitamento no relacionamento entre patrões e empregados, contando sempre com o apoio dos contadores de cada região atendida”, explica o presidente da FETRACOM GO/TO, Edson Geraldo Garcia.

Ele explica, ainda, que a  idéia surgiu a partir do momento em que o Ministério Público Estadual deixou de atender os trabalhadores em suas  rescisões contratuais nas cidades interioranas.

Como se sabe, todo trabalhador com mais de um ano de contrato de trabalho, precisa ter sua rescisão contratual homologada pelo seu respectivo sindicato ou o Ministério do Trabalho (Art. 477, da CLT), caso contrário, o documento não tem validade e o trabalhador perde o direito a sacar até mesmo o FGTS.

Antes da equipe FETRACOM ITINERANTE, os trabalhadores e representantes de suas empresas, tinham que se deslocar até Goiânia para procederem as homologações, gastando tempo e dinheiro.

Para os sindicatos ficava honeroso deslocarem para o interior separadamente. Portanto, a federação estabeleceu a parceria entre seus sindicatos filiados. “ Além dos serviços mais burocráticos e de orientação que fazemos, há também a divulgação para os demais sindicatos de bases municipais existentes nas cidades  de Anápolis, Itumbiara, Rio Verde, Jataí, Santa Helena, Caldas Novas, Catalão, Iporá e Luziânia e Região do Entorno do Distrito Federal.

Facebook
Twitter
LinkedIn